Conheça o universo Walter!
Uma das principais fabricantes de ferramenta do mundo!
O que é Walter AG
Uma das marcas mais tradicionais do mercado mundial de ferramentas para usinagem, a Walter AG está completando um século de atividades. Ao longo desses mais 100 anos, a pequena empresa fundada em Dusseldorf, na Alemanha, cresceu e se consolidou como uma dos principais fabricantes de ferramentas do mundo, contando hoje com 10 fábricas no mundo, cerca de 3.500 funcionários e presença em mais de 80 países.
Este crescimento, segundo a própria empresa, se deve em grande parte à filosofia implantada por seu fundador, Richard Walter, de ser uma empresa voltada à inovação e na busca constante de trabalhar muito próxima das necessidades de seus clientes.
A inovação sempre esteve presente na história da Walter. O primeiro pedido de patente de metal duro foi obtido em 1928, apenas nove anos após a sua fundação. Várias inovações nasceram na companhia hoje sediada em Tübingen. Entre as mais recentes, estão a Tiger.Tec, a primeira pastilha intercambiável de metal duro de bicolor produzida em série, lançada em 2001 – o revestimento PVD Tiger.Tec ganhou o prêmio da EMO em 2005 e o Tiger.Tec Gold, revestimento ULP-CVD (ultra-low pressure method), foi premiado na AMB de 2016.
Entre as mais antigas, destaque para o Wendelnovex, sistema de faceamento constituído por uma ferramenta de suporte e insertos intercambiáveis com seis arestas de corte, um dos responsáveis pelo reconhecimento que a empresa obteve fora das fronteiras da Alemanha.
A boa recepção aos produtos da empresa no exterior levou à internacionalização, iniciada por Franco Mambretti, neto do fundador da empresa e CEO da empresa desde 1965. Em 1967 foi aberto o primeiro escritório de vendas no exterior, em Viena. A partir daí, a Walter abriu em rápida sucessão subsidiárias no Reino Unido, França, Holanda e Bélgica na década de 1970. Na década de 1980, a Walter ingressou no importante mercado dos EUA por meio de aquisições e participações, e também na União Soviética, o que se transformou bastante positivo após a queda da Cortina de Ferro em 1989. A presença na China e em todo o emrcado asiático teve início em 1994.
A transformação em provedora de sistemas – Além da internacionalização, a década de 1980 trouxe outra decisão estratégica fundamental: a direção da empresa decidiu reagir de modo proativo às mudanças iminentes na indústria de usinagem, destcando-se também no desenvolvimento e produção de máquinas para a produção de ferramentas.
Com o triunfo das máquinas de usinagem controladas eletronicamente, o processo de usinagem como um todo cresceu em importância para os clientes. Com os desenvolvimentos próprios, como a primeira máquina retificadora controlada por NC (1976) e a primeira retificadora controlada por CNC (1994), a Helitronic Power, a Walter foi líder neste campo inovador.
Em 1989, lançou o Tool Data Management (TDM), um dos primeiros sistemas de gerenciamento de dados de ferramentas baseados em software. O TDM, aliás, foi a base de muitas inovações futuras, incluindo as soluções completas de gestão de ferramentas e logística, que hoje a Walter disponibilizada com a marca Walter Multiply. “Portanto, há 30 anos a digitalização tem sido fundamental para a estratégia da Walter”, destaca a empresa em comunicado de imprensa.
Pensar a partir do processo: Walter Multiply
Hoje, a pedido do cliente, a Walter não assume somente todo o gerenciamento de ferramentas, mas também se estabeleceu como provedora de sistemas. A Walter oferece aos seus clientes uma ampla gama de produtos e serviços, que vão desde a construção de ferramentas especiais até a otimização ou nova concepção de estratégias completas de usinagem. A importância que o pensamento voltado para sistemas e processos adquiriu hoje para a Walter é demonstrada pelo Technology Center em Tübingen, inaugurado em 2016. Nele, os especialistas em usinagem da Walter trabalham em novas soluções digitais. O Technology Center também se dedica de modo intensivo ao desenvolvimento de novas soluções para processos específicos de usinagem para e junto com os clientes, a fim de tornar estes processos ainda mais econômicos.